Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1983). Possui pós-graduação em Dermatologia pela Universidade Federal do Pará, com curso de Especialização em Dermatologia Tropical (1992). Trabalhou 12 anos no Centro de Referência Estadual de Hanseníase e Dermatoses de interesse sanitário do Estado do Pará1991-1994 / 2010-2018) . Trabalhou como apoiador ao programa de combate à hanseníase da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia e Hansenologia (2019-2020). Atualmente trabalha como Assessor para o Programa de Controle da Hanseníase na Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Gerência de Ações Estratégicas-GAEST). Referência em Hanseníase para o Município de Pilar, Alagoas.
Médico pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 1992) e doutorado em medicina pela Universidade de Tóquio (1998). Fundou (2001) o Laboratório de Dermatologia e Imunologia UEPA/UFPA/Marcello Candia (LDI), do qual é coordenador. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (ICB, UFPA), orientador de mestrado e doutorado nos programas de Doenças Tropicais, e Neurociências e Biologia Celular. Foi Diretor Clínico da Unidade de Referência em Dermatologia Sanitária do Estado do Pará Dr. Marcello Candia de 1999 a 2000, e atua até hoje no atendimento de pacientes no Marcello Candia, em projetos de base clínica com a UFPA. Em 2008 projetou trabalhos em campo com hanseníase na Amazônia, que se iniciaram em 2009. Nestes 13 anos, visitou 32 municípios do estado do Pará, desde ilhas da capital, até áreas a 24 horas de viagem de barco de Belém, com uma equipe de, em média, 8 profissionais, mas que contou por vezes com mais de 25, realizando diagnóstico de hanseníase, prevenção de incapacidades, e capacitação em serviço para os profissionais locais, além de coleta de material biológico para análise no LDI e em laboratórios parceiros. Construiu relacionamentos institucionais dentro e fora da UFPA, como por exemplo com o Laboratório de Genética Humana e Médica da UFPA, com o Departamento de Dermatologia da USP Ribeirão Preto, e com o Departamento de Microbiologia e Imunologia da Colorado State University, nos Estados Unidos. Atuou como coordenador adjunto do comitê Ciências Biológicas II da CAPES de 2011 a 2013. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) de 2009 a 2017 e é o atual presidente da SBH desde 2018. Também foi presidente do VII Congresso Brasileiro de Micologia, em 2013. Ocupou o cargo de diretor de vigilância em saúde de Belém do Pará de janeiro de 2021 a abril de 2022. Trabalha com doenças negligenciadas e suas manifestações dermatológicas.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (2009), residência médica em neurologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP) e residência médica em neurofisiologia clínica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC). Mestrado Profissional pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é médico neurologista e neurofisiologista do Instituto de Neurologia Diagnóstica (IND) - Uberlândia/MG, além de médico eletroneuromiografista do HC-UFU e CREDESH-UFU e Professor Efetivo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (FAMED/UFU).
Médico Dermatologista, inscrito no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco sob o número 11823, com o Registro de Qualificação de Especialista número 1901. Possui Certificação na Área de Atuação em Hansenologia com o Registro de Qualificação de Especialista número 3034. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Hansenologia. É Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Hansenologia. É Mestre em Patologia e Doutor em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor titular da disciplina de Dermatologia do curso de Medicina da Universidade Maurício de Nassau - UNINASSAU Campus - Recife - PE. É Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Hansenologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em DERMATOLOGIA e HANSENOLOGIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Dermatologia Clínica, Hansenologia, Cirurgia Dermatológica, Criocirurgia e Eletrocirurgia, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Dermatoses Autoimunes, Oncologia Dermatológica e Imunopatologia Cutânea.
Possui graduação em MEDICINA pela Universidade de Ribeirão Preto (2009). Especialista em ultrassonografia geral pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Sub-especialidade ultrassonografia neuromuscular e dermatológico. Doutorando em clínica médica pela FMRP-USP.
Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP - USP) em 2007. Realizou Residência Médica em dermatologia no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (2009-2012). Possui Título de Especialista em Dermatologia (2012) e Certificado de Atuação em Hansenologia (2014). Concluiu doutorado na FMRP - USP em 2015 sob orientação do Prof. Dr. Marcello Henrique Nogueira-Barbosa com foco na investigação das alterações ultrassonográficas da neuropatia hansênica. Em 2019 conclui pós-doutorado na FMRP - USP sob orientação do Prof. Dr. Marco Andrey Cipriani Frade. Atua principalmente nas seguintes áreas: saúde pública, vigilância epidemiológica, dermatologia clínica, hanseníase, neuropatia hansênica e diagnóstico por imagem.
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG (1982); Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1984); Especialização em Hansenologia pela Sociedade Brasileira de Hansenologia - SBH (1989); Estágio credenciado, equivalente à Residencia Médica em Dermatologia, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Universidade de São Paulo -USP (1993-1994); Mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (1995) e Doutorado na Área de Clínica Médica, Sub-área Dermatologia, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP, Universidade de São Paulo - USP (1999). Foi coordenadora regional do Programa de Controle da Hanseníase da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia/Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (1985-1992). Foi membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e membro do Conselho Científico da Associação Médica Brasileira (AMB) (1999-2005). É membro do Comitê Técnico Assessor em Hanseníase, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil desde 2005 e atual Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), gestão 2019-2021 e gestão 2021 a 2023. É membro do Comitê Estadual de Enfrentamento da Hanseníase, da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais desde 2018. É coordenadora do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária e Hanseníase (CREDESH), do Hospital de Clínicas (HC), da Universidade Federal de Uberlândia -UFU, um dos seis Centros de Referência Nacional em Hanseníase credenciado pelo Ministério da Saúde do Brasil desde 2005. É Professora Titular do Departamento de Clínica Médica, da Faculdade de Medicina/UFU desde 1985 (como substituta) e desde 1987 como permanente. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde/Faculdade de Medicina/UFU. Atua na área de Medicina, na especialidade Dermatologia, Hansenologia e Saúde Coletiva. Realiza pesquisas operacionais em saúde pública e pesquisas básicas aplicadas na área de Microbiologia, Biologia Molecular e Nanotecnologia, em um processo permanente de proposição de uma pesquisa translacional, unindo as descobertas das ciências básicas com o amplo território da investigação clínica e terapêutica, na tentativa de traduzir esses resultados em modificações da prática clínica e em melhorias das políticas públicas relacionadas à Hanseníase. Coordena projetos financiados pela FAPEMIG, CNPq, FINEP e FNS/Ministério da Saúde.
Possui graduação em Bacharelado em Ciências - University of Pennsylvania (1975) e doutorado em Microbiology - University of Hawaii (1986). Atualmente é professor assistente - Colorado State University, atuando principalmente nos seguintes temas: hanseniase, diagnostico, peptídeos, interferon gama e mycobacterium smegmatis.
Possuo mestrado e doutorado em doenças tropicais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com estágio de doutorado sanduíche na Emory University em Atlanta, EUA. Sou Professor Adjunto IV da UFPA (Campus Castanhal) desde 2005, onde ensino saúde coletiva, e Professor/Orientador Permanente do Programa de Pós-graduação em Doenças Tropicais do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA (PPGDT/NMT/UFPA), Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFOPA, e Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da UFPA. Estudo a epidemiologia espacial, especialmente a da hanseníase, com foco na sua distribuição espacial e soroprevalência em municípios endêmicos do Brasil. Tenho interesse em sistemas de Informações geográficas e geoprocessamento em saúde pública. Fundei, com apoio financeiro do CNPq, e coordeno o Laboratório de Epidemiologia Espacial da UFPA (LabEE-UFPA) desde novembro de 2014.
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2006) e doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2009). Atualmente é professor associado 1 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: fonsecaea pedrosoi, cromoblastomicose, chromoblastomycosis, células escleróticas e imunomodulação.
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva (1997), Residência em Infectologia pela Faculdade de Medicina de Marília, Título de Especialista em Infectologia pela Sociedade Brasileira de Infectologia, Título de Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Título de Área de Atuação em Hansenologia pela Associação Médica Brasileira, Título de Área de Atuação em Medicina Tropical pela Associação Médica Brasileira e Mestrado em Bioengenharia pela Universidade Camilo Castelo Branco. Professor de Semiologia, Clínica Médica e Infectologia da Universidade Brasil. Coordenador do Programa de Residência em Clínica Médica da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis. Coordenador de Hanseníase da Sociedade Brasileira de Infectologia - 2016/2017, 2018/2019 e 2020/2021. Coordenador da Região Centro-Oeste pela Sociedade Brasileira de Hansenologia - 2018/2020. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Hansenologia - 2021/2022. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica e Infectologia, atuando principalmente em doenças infecciosas e parasitárias negligenciadas.
Médico graduado pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) em 1991. Título de Especialista em Dermatologia (Sociedade Brasileira de Dermatologia/AMB - RQE 34877). Certificado de Área de Atuação em Hansenologia (Sociedade Brasileira de Hansenologia/AMB - RQE 34878), Mestrado stricto sensu pela EPM/UNIFESP, Doutorado stricto sensu pela EPM/UNIFESP. Professor Afiliado do Departamento de Dermatologia da EPM/UNIFESP. Médico, Coordenador do Grupo de Hanseníase, Coordenador do Ambulatório da População Indígena e Coordenador do Ambulatório Geral do Departamento de Dermatologia da EPM/UNIFESP/Hospital São Paulo. Professor do Curso de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), campus São Paulo (SP), desde março/2007. Foi Coordenador do Curso de Medicina da UNINOVE-São Paulo no período de janeiro/2015 a novembro/2017. Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP). Membro titular da Comissão do Título de Especialista em Dermatologia (TED) da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Membro titular do Conselho Curador da Fundação Paulista Contra a Hanseníase (FPCH). Atua principalmente nos seguintes temas: Dermatologia e Imunodepressão (grupo de pesquisa - CNPq), dermatologia clínica e tropical, hansenologia, micobacterioses cutâneas, doenças em populações indígenas, lobomicose, pênfigo foliáceo endêmico, dermatologia na atenção primária, ensino médico.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) e doutorado em Bases Gerais da Cirurgia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Professor assistente doutor da Faculdade de Medicina da UNINOVE-Bauru e professor do curso de Medicina da FOB-USP, Bauru. Ex-Editor da Revista Salusvita, ex-editor da revista Mimesis, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, ex-Presidente da International Leprosy Association, ex-professor orientador do Programa de Pós-graduação em Biologia oral da USC, Bauru. Foi pesquisador VI do Instituto Lauro de Souza Lima, SES/SP. Tem experiência na área da Hansenologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hanseníase, reabilitação, saúde pública, cirurgia reparadora, epidemiologia e incapacidades. Possui graduação em Música pela USC-Bauru e Doutorado em Música pela UNICAMP, é professora colaborador do Programa de Pós-graduação em Música do IA - UNICAMP e atua como docente e pesquisador na área da musicologia. É livre-docente pela UNICAMP
Possui graduação em Medicina (1977) e Residência em Dermatologia (1979) pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado (1988) e doutorado (1996) em Medicina (Dermatologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é pesquisador científico VI da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (Instituto de Saúde) onde é professora do mestrado profissional em Saúde Coletiva e atua no Laboratório de Investigação Médica, Dermatologia, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hanseníase, educação em saúde, saúde coletiva.
GRADUADO em Medicina (MD) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), Dermatologista pelo HU-UFJF (1999) e DOUTORADO (PhD) em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2003) e PÓS-DOUTORADO (Post-PhD) pelo ACADEMIC MEDICAL CENTER OF UNIVERSITY OF AMSTERDAM no Laboratory of Experimental Dermato-Immuno-Pathology. Desde 2015, professor-associado de Dermatologia do Departamento da Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Coordenador do LABORATÓRIO de CICATRIZAÇÃO & HANSENÍASE - FMRP-USP desde 2004. Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia 2012-2014 e 2015-2017. Coordenador Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária - Hanseníase HCFMRP-USP. Atual membro Titular da Comissão de Pós-Graduação em Clínica Médica da FMRP-USP e do Conselho de Departamento. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia, atuando nas linhas de pesquisa CICATRIZAÇÃO (1) e HANSENÍASE/DERMATOLOGIA SANITÁRIA (2), abordando os seguintes temas: (1) Úlcera de perna, Diabetes mellitus, Novos estimulantes da cicatrização (Biomembrana de látex, Laser terapêutico, Ultra-som de baixa intensidade, extratos vegetais), modelos experimentais, imunobiologia da cicatrização, células-tronco mesenquimais; regeneração óssea guiada e alergia ao látex (2) hanseníase - imunomarcadores cutâneos da neuropatia e fisiopatologia, além de avaliar a importância da Dermatologia Sanitária na atenção primária à saúde; treinamento teórico prático no campo em vários estados do país (PA; PE; PI; TO; RR; BA; DF e MT). (3) Novas metodologias para testar Segurança e Eficácia em produtos cosméticos como testes clínicos e em PELE HUMANA EX-VIVO. Desde 2008 envolvido com DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO do modelo ex-vivo HOSEC- modelo para suas diversas aplicações e implicações, alem de parcerias com empresas públicas e privadas. Membro conselheiro da ILA - International Leprosy Association. Em 2018, iniciamos desenvolvimento da área de ULTRASSOM DE PELE para aprimoramento diagnóstico de lesões cutâneas e seus diagnósticos diferenciais, correlacionando clínica, dermatoscopia, ultrassonografia e histopatologia aos residentes e alunos.
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Veterinary Medical Science - Louisiana State University (1993) e doutorado em Doenças Tropicais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é pesquisador científico VI e Diretor da Divisão de Pesquisa e Ensino do Instituto Lauro de Souza Lima. Tem experiência em doenças infecciosas e parasitárias, atuando principalmente em estudos de interação patógeno-hospedeiro com Mycobacterium leprae e Lacazia loboi, para entendimento da patogênese da hanseníase e doença de Jorge Lobo. Participa da rede nacional de vigilância de resistência do M. leprae a antimicrobianos, utilizando sequenciamento genômico e inoculação animal.
I work in an interface of education, research, public health policies, and medical humanities. Current post as a Professor (Titular) and Head of the Department of Social Medicine, Postgraduation Programme of Infectious Diseases, at Federal University of Espírito Santo since 2002 (Vitória, Brazil). Other professional experiences: Consultant Dermatologist at Instituto Pele (Vitória, Brazil) from 1996-2018. Assistant Professor of Dermatology at the Medical School of Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ES, Brazil (1999-2002). Member of the Scientific Review Committee (2020-2024) of Leprosy Research Initiative (ILEP). External Reviewer of International Textbook of Leprosy. Honorary Clinical Fellow at UCLH NHS Hospital for Tropical Disease (2008). Visiting Honorary Researcher at BARC, in paleopathology, at Bradford University (UK, 2014-2015). Honorary visiting researcher at IPES, Hôpital Max Fourestier, Anthropologie Medicale and Refugee's studies, and medical assistance at Maison d?Arrêt des Hauts de Siene (France, 2018). Current Honorary Researcher at LAAB (Laboratoire, Archeologie, Anthropologie, Biologie) in France. Areas of interest: Medicine; Dermatology; Hansen?s disease (Leprosy); Interface of Social and Human Sciences, Ethics, Human Rights and Medical Humanities; One Health; Global Health and Migrants, Medical Anthropology, Migration, Paleopathology/Archeology, Political Sciences. Qualification: Dermatology at Hospital São Paulo, at Federal University of São Paulo (1994, UNIFESP). Master in Infectious Disease (UFES, 1998). Ph.D. in Dermatology (UNIFESP, 2003). Postdoc training in England (LSHTM, 2008), Postdoc training and paleopathology in France (UVSQ, 2018/2019). English as a Medium of Instruction (2021, OHIO University, USA). Political Education (RenovaBR, 2022). Member of Scientific Societies: Brazilian Society of Dermatology since 1996; Brazilian Society of Hansenology (SBH) since 2001 and representative of Brazilian Southeast (2021/2022); European Academy of Dermatology and Venereology. Task Force and Secretary of the European Society of History of Dermatology and Venereology of EADV (9/2022 - 9/2023). Published technical books and book chapters: 1) "The day I changed my name: stigma and Hansen's disease" (Editions de Boccard, Paris, 2019); "Ces questions que vous n'osez pas poser à votre médicin" (HumenScience, Paris, 2021); and "Hanseníase na prática clínica online" (www.infoahansen.org); "Hanseníase na Prática Clínica" (428 pgs, 1ª Edição, Editora dos Editores, 2022). Novels: "Devoted Juliette" (Cousa, Brazil, 2017; Amazon, 2020); "The fabulous life of Joan of Arc" (Amazon, 2020).
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é professor adjunto I do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em micologia e bacteriologia. Atuando principalmente no diagnóstico laboratorial das micoses e hanseníase.
Possui graduação em História / Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), Doutorado em História Contemporânea - Universität Würzburg (2010) e Pós-Doutorado em História da Ciência - Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e pós doutorado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Diretor Executivo da DAHW Brasil (Associação Alemã de Assistência aos hansenianos e tuberculosos - Deutsche Lepra - und Tuberkulosehilfe e.V.). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Ciência, História da Hanseníase, História Ambiental, Educação e Saúde e Divulgação Científica. Tem experiência na área de gestão de projetos internacionais, com ênfase em saúde e combate à pobreza.