O 18° Congresso Brasileiro de Hansenologia, com o tema “Hansenologia nos países que compõem o BRICS+”, abordará aspectos contemporâneos relacionados à hanseníase do século XXI, trará importantes contribuições em ciência, tecnologia e inovação, tanto do ponto de vista clínico, quanto dos exames complementares, visando ao melhor manejo dos casos de hanseníase e a consequente melhora da qualidade de vida das pessoas atingidas pela hanseníase.
Será emocionante mergulhar nos avanços mais recentes sobre hanseníase! Vamos lá, temos tantos tópicos fascinantes para explorar juntos! Vamos nos debruçar sobre os instrumentos de busca ativa de casos precoces e como a inteligência artificial está revolucionando essa área. Os avanços na biologia molecular também serão tratados, especialmente dos projetos de qPCR-DNA em raspados dérmicos e RT-PCR RNA na falência terapêutica. É simplesmente incrível como a ciência está nos permitindo diagnosticar a hanseníase de maneira cada vez mais precisa!
Não podemos esquecer dos diagnósticos diferenciais de neuropatias relacionadas à hanseníase. Estamos falando de amiloidose familiar e diabetes mellitus. Identificar essas diferenças é crucial para um tratamento eficaz.
Quanto a utilização do ultrassom de nervos periféricos, uma verdadeira revolução no diagnóstico! Com novos índices de assimetria e focalização de agressão, que nos permitem identificar alterações específicas para hanseníase, amiloidose e diabetes mellitus.
Não podemos deixar de rediscutir o PCDT da hanseníase. É hora de avaliarmos para entender os acertos e erros do PCDT, para podemos mensurar os avanços e desafios que se estabeleceram, sempre visando proporcionar o melhor tratamento possível para todos os pacientes.
O 18° Congresso Brasileiro de Hansenologia será uma viagem emocionante pelo mundo da hanseníase, especialmente pelos países que compõe o BRICS+, juntos, estamos avançando na luta para o real controle da doença e oferecendo um futuro mais inclusivo para todos os pacientes e familiares.