Trabalhos Científicos

30/08

Limite submissão

20/09

Publicação de resultado

27/09

Limite pagto. inscrição

Devido ao grande numero de trabalhos submetidos, e a excelente qualidade dos 162 trabalhos aprovados, houve um critério de seleção para os que foram aprovados para a apresentação e serão apresentados 148 trabalhos pelo espaço e tempo que o congresso dispõe

Data limite de envio do trabalho: 30/08/24

A Comissão Científica determinará o dia e horário para as apresentações orais dos trabalhos aprovados.

Os trabalhos deverão ser enviados de acordo com as categorias: TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO ou CASO CLÍNICO/RELATO DE EXPERIÊNCIA, distribuídos para uma das áreas abaixo:

  1. Biologia Molecular e Genética
  2. Imunologia
  3. Clínica e Terapêutica
  4. Epidemiologia e Controle
  5. História, Direitos Humanos e Ciências Sociais
  6. Prevenção de Incapacidades e Reabilitação

 

ATENÇÃO: É imprescindível a digitação correta e completa das informações do resumo no ato da inscrição para emissão do certificado e publicação do resumo nos Anais do Congresso.  Instituições e nomes dos autores não devem ser abreviados. Após a submissão do resumo não serão autorizadas correções ou alteração de dados no trabalho submetido.

Cabe ao(s) autor(es) selecionar(em) a área de conhecimento do trabalho. Entretanto, a Comissão Científica poderá remanejar o trabalho para outra área, caso julgue mais adequado.

O apresentador do trabalho não necessariamente precisa ser o autor principal (primeiro autor) e deverá estar inscrito no Congresso até a data limite de envio do trabalho dia 30/08/24. A inscrição deverá estar quitada até o dia 27/09/24 para que o trabalho seja apresentado e publicado nos Anais do Congresso que será posteriormente publicado na Hansenologia Internationalis. Os demais autores que quiserem participar do evento deverão estar inscritos e pagar a taxa de inscrição conforme a sua categoria, sendo que não deverão reenviar o trabalho.

A relação dos trabalhos aprovados estará disponível até 20/09/24. Será enviado um e-mail para o autor que submeteu o resumo no sistema com a carta de aceite informando as regras de apresentação oral do trabalho.

Todas as notificações serão enviadas por e-mail. Fique atento em sua conta web, se ela estiver cadastrada, as mensagens podem ser consideradas SPAM. Solicitamos que os autores fiquem atentos a essas informações.

A organização do evento reserva-se o direito de publicar o resumo do trabalho de forma impressa ou eletrônica. Todos os trabalhos aceitos serão selecionados e apresentados, serão publicados na revista Hansenologia Internationalis.

 

Todos os trabalhos aprovados serão publicados em uma edição especial da Hansenologia Internationalis, garantindo uma ampla visibilidade. Além disso, os resumos estarão disponíveis digitalmente no site do congresso, proporcionando acesso abrangente aos avanços mais recentes na área. Contudo, a excelência será celebrada através da seleção dos melhores trabalhos submetidos, os quais serão apresentados de forma oral durante as sessões especiais do evento, estimulando o compartilhamento de descobertas pioneiras, insights valiosos e inovações, enriquecendo ainda mais o diálogo e o intercâmbio de conhecimento entre os participantes do congresso.

 

REGRAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO

Idioma: português

Tamanho máximo: 500 palavras, excluídos o título, autores, instituição e palavras-chave.

APRESENTAÇÃO DO RESUMO: A submissão do resumo será realizada online, após a conclusão da inscrição. O preenchimento do resumo é dividido em etapas: Título e Área, Instituição e Autores. Na etapa final, o autor deverá digitar o conteúdo do resumo divido em blocos, de acordo com a CATEGORIA DO RESUMO: Trabalho de Investigação OU Caso Clínico/Relato de Experiência.

O resumo do TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO deverá conter:

Introdução: breve descrição do problema a ser estudado.

Objetivos: o que os autores desejam obter com o trabalho.

Metodologia: descrever casuística e métodos utilizados para coleta e análise dos dados.

Resultados: apresentar os resultados relevantes.

Conclusões: devem estar relacionadas aos objetivos e resultados.

O resumo de CASO CLÍNICO/RELATO DE EXPERIÊNCIA deverá conter:

Introdução: breve descrição do problema a ser estudado.

Apresentação do Caso/Relato de Experiência: descrever resumidamente os dados mais relevantes do caso/relato de experiência.

Discussão e Conclusão: descrever a relevância do caso/relato, discutindo os pontos mais importantes.

Comentários Finais: justificativa para apresentação.

Palavras-Chave: informar até cinco palavras-chave após consulta no DECS – http://decs.bvs.br/

Agradecimentos e apoio financeiro não são obrigatórios e, se inclusos, devem ser descritos ao final do resumo, após as palavras-chave.

ATENÇÃO: O Resumo NÃO deverá conter citações bibliográficas, pensamentos, figuras, tabelas, nem referências bibliográficas.

Abaixo algumas regras IMPORTANTES que deverão ser consideradas durante a submissão do resumo:


CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS

Os avaliadores receberão os resumos inscritos, sem qualquer identificação dos seus autores nem da instituição onde foi realizado, para que sejam avaliados de forma imparcial.

Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica, com base nos critérios estabelecidos a seguir, conforme um protocolo de avaliação disponibilizado por meio eletrônico para cada avaliador.

A decisão sobre o trabalho – ACEITO e NÃO ACEITO – será emitida ao trabalho de acordo com a avaliação dos itens abaixo:


TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO

Título: Reflete o objetivo e conteúdo do trabalho?

Introdução: Redação clara, terminologia adequada, justificando o trabalho?

Objetivos: Definidos de forma clara?

Metodologia: Específica para o alcance dos objetivos estabelecidos?

Resultados: Descrevem os dados mais relevantes da pesquisa?

Conclusões: Respondem aos objetivos da pesquisa?

Originalidade e aplicabilidade?


CASO CLÍNICO/RELATO DE EXPERIÊNCIA

Título: Reflete o objetivo e conteúdo do caso/relato?

Introdução: Redação clara, terminologia adequada, justificando a descrição do caso/relato?

Apresentação do Caso/Relato de Experiência: Descreve resumidamente os dados mais relevantes do caso/relato de experiência?

Discussão e Conclusão: Originalidade do caso/relato, descrição de diagnósticos diferenciais, comparação com dados da literatura?

Comentários Finais: Justificativa sobre a relevância para apresentação do caso/relato de experiência?

ATENÇÃO: Não serão aceitos resumos que mencionem apenas que os “resultados serão apresentados” ou “os dados serão discutidos”, bem como resumos que estiverem em desacordo com as orientações de formatação do regulamento.

 

Todos os trabalhos aprovados serão publicados em uma edição especial da Hansenologia Internationalis, garantindo uma ampla visibilidade. Além disso, os resumos estarão disponíveis digitalmente no site do congresso, proporcionando acesso abrangente aos avanços mais recentes na área. Contudo, a excelência será celebrada através da seleção dos melhores trabalhos submetidos, os quais serão apresentados de forma oral durante as sessões especiais do evento, estimulando o compartilhamento de descobertas pioneiras, insights valiosos e inovações, enriquecendo ainda mais o diálogo e o intercâmbio de conhecimento entre os participantes do congresso.

 

PREMIAÇÃO: Os três melhores trabalhos, de cada área, receberão certificado de primeiro, segundo e terceiro lugar e um voucher para inscrição no próximo congresso da SBH.