Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo - USP (2021), Mestrado em Biotecnologia aplicado à Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto (2012). Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Araras (1986). Pós Graduação em Administração dos Serviços de Saúde (Hospitalar e Saúde Pública), Docência, Acupuntura e Enfermagem do Trabalho. Atualmente Secretária de Saúde de Tambaú SP e Pós Doutoranda pelo Programa de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, orientada pelo Prof. Dr. Marco Andrey Cipriani Frade.
Médico pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 1992) e doutorado em medicina pela Universidade de Tóquio (1998). Fundou (2001) o Laboratório de Dermatologia e Imunologia UEPA/UFPA/Marcello Candia (LDI), do qual é coordenador. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (ICB, UFPA), orientador de mestrado e doutorado nos programas de Doenças Tropicais, e Neurociências e Biologia Celular. Foi Diretor Clínico da Unidade de Referência em Dermatologia Sanitária do Estado do Pará Dr. Marcello Candia de 1999 a 2000, e atua até hoje no atendimento de pacientes no Marcello Candia, em projetos de base clínica com a UFPA. Em 2008 projetou trabalhos em campo com hanseníase na Amazônia, que se iniciaram em 2009. Nestes 13 anos, visitou 32 municípios do estado do Pará, desde ilhas da capital, até áreas a 24 horas de viagem de barco de Belém, com uma equipe de, em média, 8 profissionais, mas que contou por vezes com mais de 25, realizando diagnóstico de hanseníase, prevenção de incapacidades, e capacitação em serviço para os profissionais locais, além de coleta de material biológico para análise no LDI e em laboratórios parceiros. Construiu relacionamentos institucionais dentro e fora da UFPA, como por exemplo com o Laboratório de Genética Humana e Médica da UFPA, com o Departamento de Dermatologia da USP Ribeirão Preto, e com o Departamento de Microbiologia e Imunologia da Colorado State University, nos Estados Unidos. Atuou como coordenador adjunto do comitê Ciências Biológicas II da CAPES de 2011 a 2013. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) de 2009 a 2017 e é o atual presidente da SBH desde 2018. Também foi presidente do VII Congresso Brasileiro de Micologia, em 2013. Ocupou o cargo de diretor de vigilância em saúde de Belém do Pará de janeiro de 2021 a abril de 2022. Trabalha com doenças negligenciadas e suas manifestações dermatológicas.
Biomédico e patologista clínico (2016) pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Mestre em Patologia Humana pela Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) em ampla associação com o Instituto Gonçalo Moniz (IGM) /Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz BA (2019). Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) - Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, pós-doutor pela FMRP-USP com execução das atividades com foco na identificação de biomarcadores e prospecção de testes diagnósticos na hanseníase no Laboratório de Cicatrização e Hanseníase do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária e Hanseníase (CRNDSHansen) do departamento de clínica médica/dermatologia do Hospital das Clínicas (HCFMRP - USP).
Médico Dermatologista, inscrito no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco sob o número 11823, com o Registro de Qualificação de Especialista número 1901. Possui Certificação na Área de Atuação em Hansenologia com o Registro de Qualificação de Especialista número 3034. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Hansenologia. É Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Hansenologia. É Mestre em Patologia e Doutor em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor titular da disciplina de Dermatologia do curso de Medicina da Universidade Maurício de Nassau - UNINASSAU Campus - Recife - PE. É Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Hansenologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em DERMATOLOGIA e HANSENOLOGIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Dermatologia Clínica, Hansenologia, Cirurgia Dermatológica, Criocirurgia e Eletrocirurgia, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Dermatoses Autoimunes, Oncologia Dermatológica e Imunopatologia Cutânea.
Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP - USP) em 2007. Realizou Residência Médica em dermatologia no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (2009-2012). Possui Título de Especialista em Dermatologia (2012) e Certificado de Atuação em Hansenologia (2014). Concluiu doutorado na FMRP - USP em 2015 sob orientação do Prof. Dr. Marcello Henrique Nogueira-Barbosa com foco na investigação das alterações ultrassonográficas da neuropatia hansênica. Em 2019 conclui pós-doutorado na FMRP - USP sob orientação do Prof. Dr. Marco Andrey Cipriani Frade. Atua principalmente nas seguintes áreas: saúde pública, vigilância epidemiológica, dermatologia clínica, hanseníase, neuropatia hansênica e diagnóstico por imagem.
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG (1982); Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1984); Especialização em Hansenologia pela Sociedade Brasileira de Hansenologia - SBH (1989); Estágio credenciado, equivalente à Residencia Médica em Dermatologia, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Universidade de São Paulo -USP (1993-1994); Mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (1995) e Doutorado na Área de Clínica Médica, Sub-área Dermatologia, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP, Universidade de São Paulo - USP (1999). Foi coordenadora regional do Programa de Controle da Hanseníase da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia/Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (1985-1992). Foi membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e membro do Conselho Científico da Associação Médica Brasileira (AMB) (1999-2005). É membro do Comitê Técnico Assessor em Hanseníase, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil desde 2005 e atual Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), gestão 2019-2021 e gestão 2021 a 2023. É membro do Comitê Estadual de Enfrentamento da Hanseníase, da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais desde 2018. É coordenadora do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária e Hanseníase (CREDESH), do Hospital de Clínicas (HC), da Universidade Federal de Uberlândia -UFU, um dos seis Centros de Referência Nacional em Hanseníase credenciado pelo Ministério da Saúde do Brasil desde 2005. É Professora Titular do Departamento de Clínica Médica, da Faculdade de Medicina/UFU desde 1985 (como substituta) e desde 1987 como permanente. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde/Faculdade de Medicina/UFU. Atua na área de Medicina, na especialidade Dermatologia, Hansenologia e Saúde Coletiva. Realiza pesquisas operacionais em saúde pública e pesquisas básicas aplicadas na área de Microbiologia, Biologia Molecular e Nanotecnologia, em um processo permanente de proposição de uma pesquisa translacional, unindo as descobertas das ciências básicas com o amplo território da investigação clínica e terapêutica, na tentativa de traduzir esses resultados em modificações da prática clínica e em melhorias das políticas públicas relacionadas à Hanseníase. Coordena projetos financiados pela FAPEMIG, CNPq, FINEP e FNS/Ministério da Saúde.
Possuo mestrado e doutorado em doenças tropicais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com estágio de doutorado sanduíche na Emory University em Atlanta, EUA. Sou Professor Adjunto IV da UFPA (Campus Castanhal) desde 2005, onde ensino saúde coletiva, e Professor/Orientador Permanente do Programa de Pós-graduação em Doenças Tropicais do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA (PPGDT/NMT/UFPA), Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFOPA, e Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da UFPA. Estudo a epidemiologia espacial, especialmente a da hanseníase, com foco na sua distribuição espacial e soroprevalência em municípios endêmicos do Brasil. Tenho interesse em sistemas de Informações geográficas e geoprocessamento em saúde pública. Fundei, com apoio financeiro do CNPq, e coordeno o Laboratório de Epidemiologia Espacial da UFPA (LabEE-UFPA) desde novembro de 2014.
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2001; especialista em saúde da família pela UFMG, 2003. Mestre em Ciências Biológicas (Imunopatologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Vale do Rio Doce, 2012. Médica da Prefeitura Municipal de Governador Valadares desde 2002; sanitarista na Gerência de Epidemiologia (coordenação municipal de controle de hanseníase e tuberculose, vigilância do óbito, planejamento do SUS). Preceptora do Internato em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Juiz de Fora - campus Governador Valadares. Membro do Comitê Estadual de Enfrentamento à Hanseníase do Estado de Minas Gerais. Coordenadora da Rede Hans MG. Monitora e Supervisora em Ações de Controle da Hanseníase pela Secretaria de Estado da Saúde/ Coordenação Estadual de Hanseníase de Minas Gerais. Membro do Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Materno-infantil de Governador Valadares. Educadora popular em saúde e membro fundadora do Grupo de Estudos em Educação Popular em Saúde - GEEPS. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Tuberculose (NEPET). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Vale do Rio Doce. Membro do Comitê Mineiro para o Controle Social da Tuberculose. Experiência na área de Saúde Coletiva e Epidemiologia, com ênfase em gestão de sistemas de informação e programas, tais como atenção primária em saúde, hanseníase, tuberculose, leishmaniose tegumentar americana; vigilância de eventos vitais (óbitos, óbitos maternos e infantis, nascimentos); captação de recursos e elaboração de projetos.
Graduada em Enfermagem pela PUC Campinas, doutora em Bioética pela Universidade de Brasília e mestre em Medicina Tropical pela Universidade do Estado do Amazonas. Possui especialização em: Obstetricia pela Universidade Federal de São Paulo e em Saúde Pública pela Universidade de Campinas. Possui experiência em Gestão SUS em Hanseníase.
Possui graduação em Medicina (1977) e Residência em Dermatologia (1979) pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado (1988) e doutorado (1996) em Medicina (Dermatologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é pesquisador científico VI da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (Instituto de Saúde) onde é professora do mestrado profissional em Saúde Coletiva e atua no Laboratório de Investigação Médica, Dermatologia, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hanseníase, educação em saúde, saúde coletiva.
Pós-doutorado pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Chefe do Serviço de Dermatologia de Presidente Prudente, SP
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2006) e doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2009). Atualmente é professor associado 1 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: fonsecaea pedrosoi, cromoblastomicose, chromoblastomycosis, células escleróticas e imunomodulação.
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Veterinary Medical Science - Louisiana State University (1993) e doutorado em Doenças Tropicais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é pesquisador científico VI e Diretor da Divisão de Pesquisa e Ensino do Instituto Lauro de Souza Lima. Tem experiência em doenças infecciosas e parasitárias, atuando principalmente em estudos de interação patógeno-hospedeiro com Mycobacterium leprae e Lacazia loboi, para entendimento da patogênese da hanseníase e doença de Jorge Lobo. Participa da rede nacional de vigilância de resistência do M. leprae a antimicrobianos, utilizando sequenciamento genômico e inoculação animal.
Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (2008) e pós- graduada na área de Dermatologia pelo Instituto Superior de Medicina(São Paulo), possui treinamento no Centro Nacional em Hanseníase e Dermatologia Sanitária(CREDESH)- Uberlândia -MG. Tem experiência na área dermatologia, hansenologia, clínica médica, urgência e emergência, educação médica . Atualmente, colabora como pesquisadora em três grupos de universidades federais: Centro Nacional em Hanseníase e Dermatologia Sanitária(CREDESH)- Uberlândia -MG; Laboratório de Dermatologia e Imunologia(LDI)- UFPA; Laboratório de Genética e Biologia Molecular(UFMA).
Doutor e Mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas Coração Eucarístico, Bacharel em Direito na PUC Minas Betim em 2014, advogado desde 2015. Autor do livro Isolamento Compulsório, os equívocos que se repetem. Participante e palestrante em congressos e eventos nacionais e internacionais. Realizou pesquisa e produção do documentário "Filhos Separados pela Injustiça" disponível no YouTube. No 16° Congresso Brasileiro de Hansenologia, ganhou o primeiro lugar com o trabalho: “A Festa de Romaria: entre a lepra e a hanseníase”, na sessão História, Direitos Humanos e Ciências Sociais. Em abril de 2023 participou do XII Congresso Português de Sociologia e em agosto do IX Congresso Internacional de Antropologia AIBR. Atualmente é Professor Universitário da Faculdade ISEIB-Betim nos cursos de graduação e pós-graduação e exerce a função de advogado. Voluntariamente é diretor jurídico nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase - MORHAN.
Graduada em Fisioterapia pelas Faculdades Integradas do Triângulo – UNITRI 1993; Especialista em Fisioterapia Cardio-respiratoria pelas Faculdades Integradas do Triângulo – UNITRI 1994; Mestrado em Fisioterapia pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia UFU/UFTM 2021 (tema desenvolvido - Controle postural em hanseníase); Servidora na Universidade Federal de Uberlândia UFU como Fisioterapeuta desde 1994; Atuou no Centro de Referência em Dermatologia Sanitária e Hanseníase (CREDESH/ UFU) por 10 anos no serviço de Reabilitação; Atualmente, é Supervisora de estágios na Faculdade de Fisioterapia (FAEFI) da UFU.
Médico pela UNESP, mestre, doutor e pós-doutor pela USP, Especialista em Dermatologia (Conselho Federal de Medicina), Saúde Pública (Universidade de São Paulo) e Hansenologia (Associação Médica Brasileira). Ex Diretor da Divisão Nacional de Dermatologia Sanitária do Ministério da Saúde e Ex Dirigente da Área de Saúde do CNPq. Professor Titular Aposentado da Unicamp. Atualmente Docente da Faculdade de Medicina da Puc Campinas, sendo Preceptor do Internato, Supervisor da Residência e Coordenador da Área de Médicina da Família e Comunidade do Hospital da PUC Campinas.
Possui graduação em Medicina pela Universidade de Cuiabá(2003). Atualmente é medica psf 40 hs da Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde. Tem experiência na área de Medicina.
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará, onde desenvolveu iniciação científica vinculada à investigação de biomarcadores da imunidade celular que auxiliem no diagnóstico laboratorial da hanseníase. Realizou mestrado em Neurociência e Biologia Celular com ênfase em pesquisa de biomarcadores sorológicos e celulares para o diagnóstico precoce da hanseníase. Realizou o doutorado também em Neurociência e Biologia Celular desenvolvendo sua tese na identificação de estratégias moleculares associadas a novos alvos para o diagnóstico e compreensão da fisiopatogenia da hanseníase. Atualmente ingressou na no pós-doutorado na UFPA, onde trabalha com a proteína aquaporina no âmbito de diagnóstico e de aprimoramento das vias biológicas envolvidas com essa molécula no desenvolvimento da hanseníase, além de participar de projetos de busca ativa de casos novos de hanseníase executados nos estados do Pará, Maranhão e Mato Grosso.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1983). Possui pós-graduação em Dermatologia pela Universidade Federal do Pará, com curso de Especialização em Dermatologia Tropical (1992). Trabalhou 12 anos no Centro de Referência Estadual de Hanseníase e Dermatoses de interesse sanitário do Estado do Pará1991-1994 / 2010-2018) . Trabalhou como apoiador ao programa de combate à hanseníase da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia e Hansenologia (2019-2020). Atualmente trabalha como Assessor para o Programa de Controle da Hanseníase na Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Gerência de Ações Estratégicas-GAEST). Referência em Hanseníase para o Município de Pilar, Alagoas.
Graduada em Medicina pela Universidade de Cuiabá (UNIC) em 2014, inscrita no CRM/MT 7875. Infectologista pela Universidade Federal de Mato Grosso/Hospital Universitário Júlio Müller, 2019. Pós-graduada em Medicina Intensiva pela - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Cursando a MBA Gestão em saúde e Controle de infecção. Mestranda pelo HUJM/UFMT em Ciências aplicadas à atenção hospitalar. Docente na Universidade de Cuiabá (UNIC) desde 2019.
Patologista e citopatologista responsável técnico da Unidade de Anatomia Patológica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, rede EBSERH e Centro de Referência Nacional em Hanseníase e Dermatologia Sanitária (CREDESH). Diretor da Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC) e da Sociedad Latinoamericana de Citopatologia (SLAC). Membro da International Academy of Cytology (IAC). Professor do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC)
Médico formado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Infectologista pelo Hospital Nereu Ramos em Florianópolis. Estágio em Hansenologia com a Dra Miriam Leite, no Centro de Dermatologia Sanitária de São Paulo. Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe. Responsável pelo Ambulatório de Referência em Hanseníase do Alto Vale do Rio do Peixe.
Graduação em Medicina pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Cuiabá (UNIC). Funcionária estatutária da Prefeitura de Cuiabá atuando em Unidade de Saúde da Família. Discente da Especialização em Hansenologia pela Escola de Saúde Pública de MT e Sociedade Brasileira de Hansenologia.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2007) e residência médica em infectologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2011). Atua na área de doenças infecciosas e parasitárias com ênfase em HIV/aids e hanseníase, exerce preceptoria, é mestre em Ciências da Saúde pela disciplina de Infectologia da UNIFESP (2014) e possui título de hansenóloga pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (2022).
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (2009), residência médica em neurologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP) e residência médica em neurofisiologia clínica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC). Mestrado Profissional pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é médico neurologista e neurofisiologista do Instituto de Neurologia Diagnóstica (IND) - Uberlândia/MG, além de médico eletroneuromiografista do HC-UFU e CREDESH-UFU e Professor Efetivo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (FAMED/UFU).
Enfermeira. Ambulatório do Hospital Eduardo de Menezes/FHEMIG. Mestrado e doutorado em ciências da saúde: infectologia e medicina tropical. Faculdade de Medicina da UFMG.
Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina Souza Marques/RJ (1984). Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em ortopedia e Traumatologia, sendo membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia desde 1988. Área de atuação em cirurgia da mão, cirurgia do pé e ortopedia pediátrica. Médico Legista. Professor especialista em Ortopedia e traumatologia. Trabalha no Hospital Santa Marcelina/RO e HOSPITAL 09 DE JULHO - PVH/RO, NOT -Núcleo de Ortopedia e Traumatologia
Francisco Faustino Pinto, aposentado, ensino superior incompleto, militante social,
auxiliar de enfermagem, brasileiro, radicado em juazeiro de norte ao sul do estado do
Ceará, educador popular em saúde, auxiliar de enfermagem, militante dos direitos sociais
das pessoas acometidas pela hanseníase e seus familiares,
Sou militante do MORHAN - Movimento de Reintegração dos Atingidos pela hanseníase
desde 1992, coordenador de um núcleo local do movimento, fui coordenador estadual do
MORHAN no Ceará por 04 anos, Secretária Nacional de Comunicação do movimento
por 4 anos e agora sou vice - coordenador do MORHAN no mandato de 2018 a 2021.
Trabalhei com hanseníase e projetos de direitos humanos, direitos sociais, prevenção de
incapacidades e reabilitação física, arte e cultura para hanseníase com a LEPRA the
British Leprosy Association por mais de 10 anos
Trabalhei com projetos nas áreas de hanseníase, direitos humanos, acessibilidade com
NHR - Netherlands Hansen’s Relief por 04 anos.
Palestrante e Supervisor do Projeto Brasil Livre de Hanseníase da Coordenação Nacional
de Hanseníase e Eliminação de Doenças - Ministério da Saúde e OPAS - Organização
Pan-Americana da Saúde.
Fui autor e Coordenador do Projeto Ouvidoria Social Itinerante, onde ouvimos os
membros da comunidade com problemas de doenças e abandono, construímos um
relatório e resolvemos os problemas junto com a prefeitura, o projeto foi executado e
financiado por 4 anos pela Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE
Fui membro da Comissão da Lei 11.520, que indenizou pessoas que permaneceram em
colônias de hanseníase, representando o Morhan por 02 anos na Secretaria Especial de
Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil
Conselheiro Estadual de Saúde do Ceará por 02 anos e Conselheiro Municipal de Saúde
do Município de Juazeiro do norte por 12 anos
Atualmente coordenador nacional do MORHAN, membro do time de Advocacy da GPZL
– Global Partneship for Zero Hansen’s Disease, membro do Comite Técnico
Internacional (ILEP) para assunto pessoas afetadas no mundo.
Reumatologista titulada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia; Mestre em Ciências da Saúde Aplicadas a Reumatologia pela UNIFESP; Reumatologista preceptora do ambulatório de Reumatologia do Hospital Universitário Júlio Müller - UFMT
Possui graduação em MEDICINA pela Universidade de Ribeirão Preto (2009). Especialista em ultrassonografia geral pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Sub-especialidade ultrassonografia neuromuscular e dermatológico. Doutorando em clínica médica pela FMRP-USP.
Possui graduação em Bacharelado em Ciências - University of Pennsylvania (1975) e doutorado em Microbiology - University of Hawaii (1986). Atualmente é professor assistente - Colorado State University, atuando principalmente nos seguintes temas: hanseniase, diagnostico, peptídeos, interferon gama e mycobacterium smegmatis.
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cuiabá-UNIC, Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo-USP, Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, especialista em Saúde coletiva (UFMT), especialista em Administração de Serviços de Saúde (UNAERP), especialista em Didática do Ensino Superior (UNIVAG), Especialista em Gestão do Setor Público (FAROL), especialista em Acupuntura e medicina Tradicional Chinesa (IBRAHO) e especialista em Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN). Professor Universitário desde 2001, pesquisador nas áreas da Deficiência, Envelhecimento, Atenção Básica e Integralidade em Saúde (campo da Saúde Coletiva com ênfase nas abordagens qualitativas). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade FASIPE, Fisioterapeuta estatutário da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.
Médica graduada pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). Residência médica em Infectologia pelo Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM-UFMT). Mestrado Multiprofissional em Ciências Aplicadas a Atenção Hospitalar pelo Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM-UFMT). Título em Hansenologia pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH). Infectologista do Hospital Universitário Júlio Muller Ebserh-HUJM. Professora do curso de Medicina do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag)
Médica dermatologista membro da sociedade brasileira de dermatologia. Membro da sociedade brasileira de hansenologia, pós graduanda do curso de especialização em Hanseniase pela SBH e Escola de saúde pública do Estado de Mato Grosso, médica responsável pelos ambulatórios de hanseniase nos municípios de santo Antônio de Leverger, rosário oeste e ambulatório especializado regionalizado em Hanseniase ( AAER) do município de Várzea Grande
O Dr. Mira é professor titular e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil. O Dr. Mira obteve seu doutorado pela McGill University (Montreal, Canadá) e desde então tem se dedicado ao estudo dos fatores de risco genéticos que contribuem para o controle de doenças complexas, com foco na hanseníase e vitiligo. O Dr. Mira é cientista nacional de produtividade (PQ) do CNPq, nível 2 e, desde 2018, atua como coordenador adjunto da área da Medicina I na CAPES. O Dr. Mira ainda atua desde 2014 como Diretor de Internacionalização da PUCPR.
Médico graduado pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) em 1991. Título de Especialista em Dermatologia (Sociedade Brasileira de Dermatologia/AMB - RQE 34877). Certificado de Área de Atuação em Hansenologia (Sociedade Brasileira de Hansenologia/AMB - RQE 34878), Mestrado stricto sensu pela EPM/UNIFESP, Doutorado stricto sensu pela EPM/UNIFESP. Professor Afiliado do Departamento de Dermatologia da EPM/UNIFESP. Médico, Coordenador do Grupo de Hanseníase, Coordenador do Ambulatório da População Indígena e Coordenador do Ambulatório Geral do Departamento de Dermatologia da EPM/UNIFESP/Hospital São Paulo. Professor do Curso de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), campus São Paulo (SP), desde março/2007. Foi Coordenador do Curso de Medicina da UNINOVE-São Paulo no período de janeiro/2015 a novembro/2017. Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP). Membro titular da Comissão do Título de Especialista em Dermatologia (TED) da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Membro titular do Conselho Curador da Fundação Paulista Contra a Hanseníase (FPCH). Atua principalmente nos seguintes temas: Dermatologia e Imunodepressão (grupo de pesquisa - CNPq), dermatologia clínica e tropical, hansenologia, micobacterioses cutâneas, doenças em populações indígenas, lobomicose, pênfigo foliáceo endêmico, dermatologia na atenção primária, ensino médico.
Mateus Simões é formado em Física Médica pela FFCLRP/USP. Como aluno de doutorado na FMRP/USP estuda métodos de Machine Learning aplicados no Questionário de Suspeição de Hanseníase para detecção de casos novos e está desenvolvendo o MaLeSQs. É Analista de Sistemas no HCRP-USP junto ao grupo de desenvolvimento do Prontuário Eletrônico do Paciente.
Graduação e residência médica pela UNICAMP, Titulo de especialista pela Sociedade Brasileira de reumatologia, Medico do Ambulatório de Reumatologia do Centro de Especialidades Apoio e Diagnósticos Albert Sabin, em Rondonópolis MT, ex professor do curso de medicina da Universidade Federal de Rondonópolis, atual presidente da ASSOMATER (ASSOCIAÇÂO MATOGROSSENSE DE REUMATOLOGIA)
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (2008), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (2011) e Doutorado pelo Programa de Biologia Celular e Molecular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP (2019). Atualmente é Pós-doutoranda do programa de Clínica médica da FMRP-USP, desenvolvendo projetos no laboratório de Hanseníase e Cicatrização. E Biologista Encarregada do laboratório do Setor de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
Médica pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná. Infectologista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Doutoranda em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Docente em infectologia pela Universidade Estadual de Londrina entre os anos de 2021-2023. Residente em dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto desde 2023.
Graduada em Nutrição pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2015). Especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2015-2017) através da Residência Integrada em Saúde. Mestre em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará-CE, área de concentração Ciências Sociais, Humanas e Políticas de Saúde, Bolsista CAPES. Doutoranda em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará-CE, no âmbito da Políticas, Gestão e Planejamento em Saúde, cujo tema da tese é Grupos de Autocuidado e Ajuda Mútua para pessoas acometidas pela Hanseníase: Avaliação de Implementação no Brasil. Atua como supervisora de campo na Pesquisa Multicêntrica Internacional de Profilaxia Pós-Exposição para hanseníase(Programa PEP ++) em Fortaleza, coordenado pela Netherlands Hanseniasis Relief - NHR Brasil.
Expertise na área de genética de populações humanas e genômica médica. Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (2010), Médico pela Universidade do Estado do Para (2014), Mestrado Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2013), Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é Docente efetivo (Prof Adjunto) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará atuando no complexo universitário hospitalar - Hospital Universitário João de Barros Barreto CHU/HUJBB; com atuação em projetos de pesquisa na área de genômica e diagnóstico molecular de donças infecciosas negligenciadas, Hansenologia, oncologia e Gastroenterologia. Tem experiência na área de Genética Humana (Médica, Populações, Farmacogenética e Imunogenética), Genômica, Bioinformática.
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é professor adjunto I do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em micologia e bacteriologia. Atuando principalmente no diagnóstico laboratorial das micoses e hanseníase.
Médico Assistente dos ambulatórios de Doenças Neuromusculares e Neurogenética do HCFMRP-USP, Ribeirão Preto. Pesquisador do Centro Internacional de Medicina Genômica em Doenças Neuromusculares, ICGNMD.
Possui graduação em biomedicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela UFPA, e atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Biologia Molecular (UFPA), no Laboratório de Dermato-Imunologia. Atuou como responsável técnica pelo laboratório de análises clínicas da Unidade de Referência Especializada em Dermatologia Sanitária Dr. Marcello Cândia, hospital de referência estadual em hanseníase do Estado do Pará, situado na colônia de Marituba. Atualmente é responsável técnica do laboratório do Hospital Divina Providência, também situado na colônia de Marituba.
Possui graduação em História / Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), Doutorado em História Contemporânea - Universität Würzburg (2010) e Pós-Doutorado em História da Ciência - Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e pós doutorado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Diretor Executivo da DAHW Brasil (Associação Alemã de Assistência aos hansenianos e tuberculosos - Deutsche Lepra - und Tuberkulosehilfe e.V.). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Ciência, História da Hanseníase, História Ambiental, Educação e Saúde e Divulgação Científica. Tem experiência na área de gestão de projetos internacionais, com ênfase em saúde e combate à pobreza.
Profª. Dra. Sandra Lúcia Euzébio Ribeiro (MD, PhD), Médica Reumatologista. Profª Associada da Faculdade de Medicina – UFAM (Universidade Federal do Amazonas na disciplina de reumatologia. Preceptora da residência de reumatologia e clínica médica do HUGV - UFAM.
Tereza Etsuko da Costa Rosa, é psicóloga, mestre e doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Diretora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o SUS e Diretora Técnica de Saúde interina do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado do Pará- UEPA; Mestrado em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará – UFPA /NMT; Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica pela Universidade da Amazônia - UNAMA e Especialização em Fisioterapia Aplicada ao Esporte e a Atividade Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Atualmente trabalha na Unidade de Referência Especializada em Hanseníase Dr. Marcello Candia em Marituba – PA.
- Médico pela UFMG
- Ortopedista e Traumatologistapela Unimed BH
- Cirurgião de mão pela Fhemig
- Chefe da ortopedia e traumatologia do HC-UFU
- Cirurgião de mão do Credesh Uberlândia e preceptor da residência de ortopedia e traumatologia do HC-UFU
- Cirurgião de mão e preceptor da residência de ortopedia e traumatologia do HC-UFTM
- Cirurgião de mão e preceptor da residência de ortopedia e traumatologia da UNIUBE